NOVO NÚNCIO APOSTÓLICO PARA O BRASIL

novonuncioparaobrasil
          A Nunciatura Apostólica acaba de informar que o papa Bento XVI escolheu o novo Núncio Apostólico para o Brasil, sucedendo a dom Lorenzo Baldisseri. Trata-se do atual núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, dom Giovanni D’Aniello.
          Dom Giovanni tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.
          Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.
          Dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida.

Leia abaixo a íntegra da mensagem do novo secretário para a Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri:

nuncio_interna1
Aos Excelentíssimos Senhores Arcebispos e Bispos do Brasil
Eminências e Excelências reverendíssimas,

          Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o Episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato.
          Este foi para mim um tempo de rica e vasta experiência como Pastor e diplomata, ao permitir conhecer a geografia e a história do País, bem como a cultura e a profunda religiosidade do vosso povo. Foi-me dado percorrer o território brasileiro em suas vastas dimensões, tendo visitado e encontrado os bispos e os fiéis de diversas dioceses. Pude pronunciar homilias, discursos e palestras, levando a doutrina e o Magistério da Igreja, encorajando Instituições, Movimentos e Pastorais confirmando o anúncio e o testemunho do Evangelho.
          O contato humano, o trato com as pessoas, as calorosas acolhidas de que fui objeto, o entusiasmo de viver a fé e estendê-la aos demais marcaram o quadro da minha presença e estadia como Núncio Apostólico no Brasil, tornado possível o trabalho pastoral e diplomático, mais eficaz e profícuo.
Estou deixando o Brasil com o afeto de muitos, e a constatação de uma Igreja viva e dinâmica, dentro de uma sociedade em rápida evolução.
          As relações com o Estado e o Governo, na minha condição de Núncio e Embaixador, estreitaram-se ainda mais com a concretização do Acordo Brasil - Santa Sé, constituindo-se como um instrumento jurídico que facilita ainda mais a colaboração de Igreja pela consecução do bem comum.
          Ao agradecer a Deus por este tempo que me concedeu para cumprir minha missão no Brasil, e renovando a gratidão a todos os bispos pela comunhão, amizade e colaboração que me foi prestada, aproveito a oportunidade para enviar cordiais saudações, subscrevendo-me fraternalmente,

Dom Lorenzo Baldisseri
Secretário da Congregação para os Bispos

Nenhum comentário:

Postar um comentário